A plataforma YouTube tem estado a implementar medidas para impedir o uso de ad blockers nesta plataforma.
O uso de ad blockers está indicado como violação dos termos do YouTube, levando a plataforma, alegadamente, a reduzir a velocidade de carregamento dos vídeos de quem tentar contornar estas medidas.
YouTube sugere subscrição Premium para quem não quer anúncios
Esta tem sido uma guerra aberta entre o YouTube e os utilizadores da plataforma de streaming. Se por um lado a empresa tenta impedir o uso de ad blockers, por outro os utilizadores tentam a todo o custo contornar este impedimento.
A plataforma de streaming tem implementado vários avisos para os utilizadores, através de pop ups e mensagens aos utilizadores que tem este serviço ativo. Estas mensagens, por norma, sugerem que o utilizador desligue o ad blockers ou, em alternativa, subscreva ao Premium para uma experiência livre de publicidade.
O YouTube tem atualizado a plataforma de maneira a que seja cada vez mais difícil para os ad blockers conseguirem, efetivamente, bloquear os anúncios dos vídeos.
Segundo a publicação Android Police, outra forma que a plataforma tem utilizado para tentar impedir o uso de ad blockers é diminuindo a velocidade de carregamento da plataforma inteira para esses utilizadores. O YouTube terá admitido reduzir as velocidades aos utilizadores de ad blockers por um período de tempo e, agora, parece estar a voltar a fazer o mesmo.
Vários utilizadores já se queixaram no Reddit que, quando utilizam um ad blocker, estão constantemente a ter travagens na reprodução assim como tempos elevados de espera para o carregamento de vídeos na plataforma.
Se por acaso um utilizador ceder à pressão e subscrever o serviço YouTube Premium, se mantiver o ad blocker instalado e ativo, vai continuar a ter os mesmos problemas de carregamento na plataforma.
Fonte: Techbit