O que é a taxa de retenção de clientes ?
A taxa de retenção de clientes indica a quantidade de clientes que permanecem com o seu negócio durante um período especifico de tempo.
E nas entrelinhas, a habilidade para isso.
Ou seja, esse valor reflete os esforços que a empresa tem feito para que essas pessoas prefiram, constantemente, comprar com ela em vez de ir atrás da concorrência (que é, basicamente, o sonho de qualquer empresa).
Por isso, podemos considerar que o pilar desta taxa também está em avaliar o potencial de retenção da empresa.
Ou seja, o negócio pode não fazer isso sempre, mas já foi capaz de chegar nessa taxa em algum momento — e pode repetir isso no futuro.
Como funciona a taxa de retenção de clientes ?
Esta taxa funciona como um KPI, também conhecido como Key Performance Indicator, ou melhor, Indicador-Chave de Performance.
Na prática, é uma métrica que corresponde a um número real associado aos objetivos do negócio para chegar onde se deseja. Neste caso, manter o negócio a vender.
Dito isto, uma taxa alta significa que se está no caminho certo — por exemplo, se sabe cativar os seus clientes e entregar um valor contínuo.
Por outro lado, uma taxa baixa pode indicar problemas e a necessidade de rever as suas estratégias.
Imagine que o seu negócio é uma festa extravagante, e os clientes são convidados VIPs. Todos nós sabemos que uma festa boa é aquela que mantém seus os convidados felizes, dançando e voltando para mais.
O mesmo acontece com essa taxa.
Quando mantém uma taxa de retenção alta, é como ter uma pista cheia de pessoas a dançar a noite toda.Isso significa que os seus clientes estão satisfeitos, encantados com os seus produtos ou serviços, e estão dispostos a continuar a festa consigo.
Agora, digamos que isso não acontece. Se a taxa é baixa, é como ter uma festa em que as pessoas ficam entediadas e saem rapidamente. A baixa taxa de retenção pode indicar que algo não está a cativar os seus convidados (quer dizer, clientes), e é hora de agitar as coisas para evitar uma festa vazia.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o aspecto numérico disso.
Como calcular a taxa de retenção de clientes ?
A fórmula para calcular a taxa de retenção de clientes não é complexa.
Para calcular, precisa subtrair o número de novos clientes adquiridos durante determinado período pela quantidade total de clientes que tinha no início da mesma época.
Em seguida, divida esse resultado pelo número de clientes que tinha no início e multiplique por 100 para obter a porcentagem.
( Total de clientes no Inicio – Novos Clientes Adquiridos ) / Total de Clientes no Inicio x 100 = Taxa de retenção de Clientes
Como a taxa de retenção de clientes influencia o sucesso do seu negócio ?
É meio óbvio que ter uma boa proporção de pessoas que voltam para comprar do seu negócio é algo valioso. Mas também é importante deixar claro o porquê.
Afinal, ninguém quer ter uma empresa que atrai clientes como um ímã, mas os deixa escapar como um sabonete. Conquistar novos clientes é ótimo, mas mantê-los é ainda melhor!
E isso acontece justamente porque essa métrica tem um impacto direto nos resultados financeiros e na reputação do seu negócio.
Fonte: Neil Patel