Sabe que o marketing já passou por diversas transformações. Passando pelo tradicional até à chegada do digital e as suas atualizações, agora, chegamos no revenue marketing.
O que é o Revenue Marketing
De uma forma direta e clara, o revenue marketing pode ser resumido como:
Marketing voltado para a geração de receita e crescimento das empresas.
Para realizar ações focadas nesse princípio e alcançar grandes resultados, uma das principais características deste conceito estratégico é a integração das áreas de marketing e vendas.
O marketing pode dizer que trouxe os leads mas eles não foram abordados da forma certa, enquanto a equipa de vendas pode dizer que os leads não eram qualificados.
A integração destas duas áreas, dentro da perspectiva do Revenue Marketing, impede que situações como essa aconteçam.
Para realizar essa integração, é importante considerar os KPIs:
Ter metas e objetivos em comum
O foco das ações das duas equipes precisa estar alinhado. O momento é de aumentar a captação de leads ou de converter aqueles que já estão na base?
- Ter práticas integradas
- É essencial que os sistemas e dados de marketing e vendas estejam à vista de todos, para saberem como está o andamento das ações e elaborar estratégias eficientes
Pilares do Revenue Marketing
Mas não é só a integração entre marketing e vendas.
O revenue marketing possui outros pilares essenciais para o seu funcionamento.
Cultura de dados
É indispensável que as equipes construam uma cultura focada em dados para tomada de decisão.
É com base nos dados de ambas as equipas que serão construídas as regras e jornada de leads em conjunto, para saberem exatamente onde e como agir.
Mas atenção!
Possuir uma cultura de dados não significa ter dezenas de informações amontoadas em uma ferramenta.
Tecnologia como aliada para mais resultados
Utilizar a integração do chat gpt ao seu atendimento ao cliente, pode filtrar o primeiro contato de forma extremamente funcional, oferecendo ao cliente uma experiência muito próxima de um atendimento com um humano.
Além disso, as novas tecnologias permitem que você ofereça calculadoras de simulações demonstrando a economia que seu cliente pode ter com seu serviço.
E esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode trabalhar tanto em favor da experiência do cliente como dentro da jornada de compra. Há muito mais.
Processos bem definidos
Se a sua empresa não possuir processos bem definidos para aplicar as estratégias de Revenue Marketing, tudo vai por água abaixo.
Como evitar isso, então?
Ter processos bem definidos ajuda sua marca a abordar o cliente certo, no momento certo e, veja só, da forma certa!
Principais métricas de desempenho de receitas
Para ter um controle do que está funcionando ou não, é importante ter métricas bem estabelecidas e que funcionem para marketing e vendas.
É aquela velha histórica: não há como mensurar aquilo que não se mede.
Mas claro que as métricas variam de acordo com a realidade de cada empresa
Fonte: NeilPatel