O panorama do marketing digital a nível global está em constante mutação.
Isso significa também que ele se desenvolve a uma velocidade considerável, o que obriga as empresas e os profissionais a adaptarem-se rapidamente.
Trata-se de uma série de revoluções de grande impacto, impulsionadas por dois pilares fundamentais.
A Evolução da IA no Marketing
Até 2021, talvez não tenhas conhecimento, mas a maior parte das tecnologias de inteligência artificial estava concentrada nas grandes empresas.
Nos últimos anos, esse cenário tem vindo a mudar.
Agora, praticamente todos têm acesso a elas, principalmente devido às novas IAs que surgem todos os dias, e que realizam em questão de minutos o que costumávamos demorar horas a fazer.
Eis algumas ferramentas de IA que contribuem para isso.

Com tantas ferramentas generativas surgindo em pouco tempo, é natural surgir o medo de uma destas IAs roubarem o seu emprego.
Mas tenha calma, pois isso não está nem perto de acontecer.
Por mais impressionantes que sejam, as IAs não são perfeitas.
Uma pesquisa rápida já revela as diversas falhas que essas ferramentas podem cometer.
O seu concorrente no mercado não são as IAs, mas sim o profissional altamente especializado no domínio destas tecnologias.
Aqueles que são capazes de compreender como funcionam como extrair o melhor das IAs são essenciais para qualquer profissional de marketing que deseje destacar-se atualmente.
A verdade é que as pessoas se conectam com outras pessoas, e as empresas que não levarem este fator em consideração correm o risco de criar conteúdos de baixa qualidade.
Quando muitas empresas utilizam IA para criar conteúdo e essa IA é treinada com base em dados já disponíveis, pode haver uma falta de autenticidade e originalidade nos conteúdos produzidos.
Mas isso não significa que elas não podem ser usadaspara ajudar na sua produção de conteúdo.
Conclusão
As IAs estão realmente a ter um impacto no mercado do marketing e, embora ainda estejam longe de ser a “substituição do profissional humano”, como alguns afirmam, podem ser usadas como excelentes aliadas.
Estar atento a estas mudanças e saber como utilizá-las nas tuas estratégias pode ser a grande diferença para os profissionais e empresas se destacarem no mercado.
Fonte: NeilPatel