Ferramentas de SEO para Alcançar o Sucesso no Marketing Digital”
Não é necessário gastar milhares de euros mensalmente para aprimorar o SEO.
Existem várias ferramentas de SEO para marketing digital disponíveis gratuitamente, que desempenham um papel tão eficaz (e, em alguns casos, até mais eficaz) do que as alternativas pagas.
Neste artigo, nós apresentamos essas ferramentas. Elas são ideais tanto para pequenas empresas quanto para grandes editores de conteúdo online, sejam profissionais de marketing experientes ou principiantes. Aqui estão as 16 ferramentas de marketing de SEO que consideramos que devem explorar.
1. Google Analytics 4
Agora é hora de conhecer o Google Analytics 4. A nova versão da oferta analítica do Google pode não ser a preferida de todos, mas ainda é a plataforma analítica mais poderosa do planeta.
Apresenta uma abordagem diferente do Universal Analytics ao:
- Coletar dados da web e de aplicações como procedimento padrão.
- Utilizar dados baseados em eventos em vez de sessões.
- Adicionar controlos de privacidade.
- Oferecer recursos preditivos.
- Integrar-se diretamente com outras plataformas.
Não é necessário começar do zero, especialmente se você já possui um site que utiliza o Universal Analytics. Nesse caso, o Google desenvolveu uma ferramenta de migração para auxiliar nesse processo. Além disso, se você nunca usou o Google Analytics antes, descobrirá que configurá-lo é ainda mais simples do que para outras pessoas.
2. Ubersuggest
Por isso, é fortemente recomendado que dê uma vista de olhos no Ubersuggest – uma das melhores ferramentas de marketing de SEO que é utilizada quase diariamente.
Porque é usada com tanta frequência? Porque auxilia a alcançar o sucesso no campo do SEO de várias formas. Pode ser usada para:
- Encontrar palavras-chave pouco competitivas, mas com elevado tráfego.
- Obter ideias de conteúdo com classificações e partilhas comprovadas.
- Descobrir dados de backlinks do seu site e dos sites dos seus concorrentes.
- Compreender os seus concorrentes e realizar engenharia reversa dos seus esforços de SEO.
Ao inserir uma palavra-chave, será apresentado o volume de pesquisa, a dificuldade de SEO, a dificuldade de pesquisa paga, uma estimativa de CPC e uma ampla variedade de palavras-chave relacionadas. A ferramenta é gratuita, no entanto, ao registar-se para uma conta paga, obterá ainda mais valor.
3. Insights do Google PageSpeed
Nos primeiros dias da otimização para motores de busca, a resposta era negativa. Contudo, hoje em dia, tudo mudou.
É por isso que o Google PageSpeed Insights está entre as 10 principais ferramentas de SEO. Nenhuma outra ferramenta se compara quando se trata de melhorar a velocidade de um site.
Após inserir o seu URL, a página de resultados exibe uma variedade de informações. Estas informações incluem:
- Avaliação dos Core Web Vitals
- Problemas de desempenho
- Acessibilidade
- Oportunidades
- Pontuação de SEO
4. SimilarWeb
A ferramenta SimilarWeb pode realizar estas duas tarefas e também é considerada uma das ferramentas de SEO mais fáceis de usar. Pode até usar uma versão limitada da ferramenta gratuitamente!
Existem muitas informações para absorver, por isso não se apresse na página de resultados. Recomenda-se rever cada secção detalhadamente, anotando todos os dados relevantes para a estratégia de SEO. Esses dados poderão ser usados para aprimorar a otimização para motores de busca e o plano de marketing no futuro.
5. SEO SiteCheckup
Uma ferramenta sugerida para compreender o SEO é o SEO SiteCheckup. Esta ferramenta oferece uma variedade de recursos, incluindo, mas não se limitando a:
- Análise de problemas de SEO
- Monitorização de SEO
- Monitorização da concorrência
- Relatórios de SEO de marca branca
Se tiver sorte, o seu site receberá uma pontuação alta. Isso significa que está a fazer a maioria das coisas certas no que diz respeito ao SEO.
Naturalmente, isto não é algo que deve ser tido como garantido. Existe uma boa probabilidade de que seja necessário resolver pelo menos um problema na sua estratégia de SEO. No entanto, a boa notícia é que o SEO SiteCheckup fornece orientações sobre como corrigir esses problemas.
Com esta ferramenta de marketing digital, sempre terá conhecimento da posição do seu site, do ponto de vista do SEO. Ao seguir os conselhos descritos, poderá eliminar problemas persistentes na sua estratégia de campanha de SEO, na esperança de chegar ao topo das classificações dos motores de busca.
6. Google Search Console
Outra das ferramentas de SEO gratuitas do Google para marketing digital, que lhe dará uma ideia clara do desempenho do seu site e é obrigatória para todas as pequenas empresas.
Este é um bom ponto de partida, mas convém aprofundar mais. A guia de tráfego de pesquisa, por exemplo, pode fornecer informações sobre:
- Análise de pesquisa
- Links para o seu site
- Links internos
- Ações manuais
- Segmentação internacional
- Usabilidade móvel
O Google Search Console é uma das melhores e mais precisas formas de rastrear links para o seu site. E, como sabe, isso é fundamental para uma classificação elevada nos motores de busca. Certifique-se de rastrear não apenas o número de links, mas também como os seus dados estão vinculados e quais páginas têm mais links.
Com o Google Search Console, quanto mais pesquisar, mais encontrará. E é importante ter em mente que os seus dados são atualizados instantaneamente, por isso não hesite em consultar o seu painel pelo menos uma vez por dia.
7. SpyFu
Embora haja várias ações que é possível realizar por conta própria, o tempo disponível para rastrear e analisar os principais concorrentes é limitado. É por isso que deve utilizar ferramentas de SEO para marketing digital como o SpyFu.
Com esta ferramenta à sua disposição, é possível obter rapidamente uma visão das ações dos seus concorrentes.
Para começar, insira a URL de qualquer site na página inicial da ferramenta.
A partir desse ponto, inicie a pesquisa e aguarde, pois a apresentação das informações ocorre em apenas alguns segundos.
Você pode continuar na página de resultados, recolhendo dados relacionados a:
- Palavras-chave partilhadas
- Principais palavras-chave
- Páginas principais
- Histórico do Google Ads
Claro, você se beneficiará ao investir mais tempo concentrando-se nas suas próprias campanhas de SEO, em vez das dos seus concorrentes. No entanto, isso não significa que deve ignorá-los completamente.
Com a ajuda do SpyFu, é possível realizar ações como:
- Descobrir novas palavras-chave para classificação.
- Determinar se você ou a sua concorrência estão a ter mais sucesso com uma determinada palavra-chave ou frase-chave.
- Saber mais sobre o perfil de links de um concorrente, dando-lhe assim a oportunidade de proteger esses mesmos links.
Comece por identificar alguns dos seus principais concorrentes e avance a partir daí. Em breve, você terá conhecimento sobre as principais ameaças em termos de classificação do seu próprio site.
Fonte: NeilPatel