O Investimento dos Profissionais de Marketing em 2023: Tendências e Estratégias em Foco
Com a economia incerta devido à rápida inflação, a ocorrência de uma guerra, o aumento das taxas de juro e outros fatores que não estão sob o nosso controlo, decidimos que seria interessante observar como outros profissionais de marketing estão a reagir a tudo isto.
E não queríamos apenas saber como os profissionais de marketing estão a reagir nos EUA: pretendíamos compreender o que negócios de todos os tamanhos, em todas as principais indústrias (B2B e B2C), estão a fazer numa escala global.
A NP Digital usou o tráfego do site para pesquisar como outros especialistas de marketing estão a agir com esta situação.
Aqui está o que descobriram.
Media Conquistada
Vamos examinar em detalhes cada canal de mídia conquistada para ver como os orçamentos estão a ser redistribuídos.
68% das empresas inquiridas afirmaram estar a aumentar os seus orçamentos de SEO. Porquê? A resposta número 1 foi que isso gera um retorno sobre o investimento (ROI) mais elevado do que a publicidade paga. O que é verdade… apenas que os resultados demoram mais a surgir.
11% disseram que iriam manter os seus orçamentos de SEO do ano anterior em 2023. Porquê? A resposta número 1 foi que não tinham muita flexibilidade nos seus gastos totais de marketing, devido a razões económicas.
Quanto às 21% de empresas que declararam estar a reduzir os seus orçamentos, recebemos dois tipos de resposta.
A primeira resposta foi que o SEO não estava a gerar resultados e, a segunda, que a equipa de marketing teve de fazer cortes para se ajustar a um orçamento reduzido.
Mídias Sociais Orgânicas
32% das empresas têm planos para aumentar os seus orçamentos para mídias sociais orgânicas. A principal razão indicada é devido às mudanças no Apple IOS, bem como ao facto de as empresas não poderem gastar tanto quanto desejariam em mídias sociais pagas.
26% das empresas afirmaram que vão manter os seus orçamentos como estão, principalmente devido à necessidade de estarem presentes nas principais plataformas para se comunicarem com consumidores e potenciais consumidores.
42% das empresas vão reduzir os seus orçamentos devido à queda contínua no alcance orgânico e ao menor retorno sobre o investimento das mídias sociais orgânicas.
Conclusão
Apesar da incerteza económica, a maioria dos profissionais de marketing está a aumentar ou manter os seus gastos.
Do ponto de vista da mídia conquistada, a maioria das empresas está buscando aumentar seus orçamentos, uma vez que este canal gera um dos maiores retornos sobre o investimento (ROI), além das mídias sociais orgânicas. A principal razão para isso é o contínuo declínio no alcance orgânico.
Além disso, com as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) sendo a tendência do momento, a maioria dos profissionais de marketing deseja, pelo menos, experimentá-las.
No que diz respeito aos anúncios pagos, a maioria das empresas está planejando aumentar ou manter seus investimentos em anúncios de busca. No entanto, muitas estão planejando reduzir seus anúncios em mídias sociais. Isso não é uma escolha, mas sim resultado das alterações nas configurações de privacidade do IOS e do impacto dessas mudanças no desempenho dos anúncios. Além disso, a escalabilidade dos anúncios sociais já não é tão lucrativa como antes.
Fonte: Neil Patel