Já pensou em uma abordagem que reúne tecnologia e estratégia para potencializar as atividades de divulgação de maneira integrada?
O marketing cloud faz isso.
Sei que você já pode estar cansado de ouvir essa palavra sempre junto de uma outra nova. Mas é porque as possibilidades são muitas mesmo!
O que é marketing cloud?
Marketing cloud é uma solução de software que permite às empresas gerenciar e otimizar suas atividades de marketing digital de maneira integrada e centralizada.
Acredita-se que já se esteja a explorar recursos relacionados com a computação em nuvem neste momento, e nem sempre tem consciência disso.
Esta é uma abordagem que combina diversas ferramentas e recursos numa única plataforma, permitindo que as empresas criem, automatizem, executem e avaliem campanhas de marketing em vários canais online através da nuvem.
Por exemplo, e-mail, redes sociais, SMS, aplicações móveis, publicidade online e assim por diante.
Agora, o termo está associado a fornecedores de software específicos que oferecem essa solução (como a Salesforce Marketing Cloud, Adobe Marketing Cloud e outros).
No entanto, o conceito não precisa se limitar a isso. Como ideia geral, o foco é centralizar e otimizar as atividades de marketing digital, independentemente do fornecedor específico de software.
Grandes plataformas (por exemplo, a Netflix) fazem uso dessa tecnologia para armazenar dados, otimizar procedimentos e proporcionar uma experiência excepcional aos seus utilizadores.
São servidores partilhados para gerir e conservar informações, dispensando a necessidade de espaço físico. Ou seja, o acesso pode ser efetuado de qualquer lugar com ligação à internet. Basta ter acesso.
Na prática, é trazer a computação em nuvem para o campo da comunicação.
Quais são os benefícios do marketing cloud?

O principal insight está no fato de que os investimentos em tecnologia de nuvem vão continuar crescendo.
Porque é o futuro.
Os dados revelam um crescimento previsto de 41% relacionados aos serviços em nuvem, comparativamente ao ano anterior, com expectativas de ultrapassar a marca de US$ 4,5 bilhões em gastos.
As soluções em nuvem proporcionam vários ganhos aos anunciantes: maior potência, acessibilidade e uma conexão superior.
E considerando tudo isso, nada mais justo que falar sobre os benefícios, certo?
Eis 5 benefícios do marketing cloud
Otimização da experiência do consumidor
Com uma riqueza de informações sobre os gostos, preferências e histórico de interações, as empresas podem criar um ambiente personalizado e sob medida.
Tudo acontece em tempo real, proporcionando um relacionamento autêntico e envolvente que mantém os consumidores voltando para mais.
A capacidade de fornecer mensagens oportunas e informações pertinentes é importantíssima para o marketing.
Principalmente porque tem como efeito gerar uma jornada do cliente mais suave e envolvente, gerando lealdade e satisfação.
Aumento da produtividade
Tarefas repetitivas e demoradas, como o envio de e-mails ou o agendamento de posts não fazem mais sentido. E a integração prova isso.
A equipa pode focar a sua energia criativa em estratégias inovadoras, enquanto a magia da automação garante que o resto aconteça.
O resultado?
Um crescimento surpreendente da produtividade, com mais trabalho de qualidade sendo feito em menos tempo.
É como ter uma equipa de assistentes pessoais a trabalhar incansavelmente para você, 24/7.
Maior segurança dos dados
Todo mundo sabe que isso é valioso, certo?
Com uma arquitetura centralizada e medidas de segurança robustas, as informações do cliente são mantidas protegidas contra ameaças cibernéticas.
Desde os casos de grandes vazamentos, como foi o do Facebook em 2018 e 2019, as empresas passaram a tomar medidas firmes para realmente proteger as informações de seus clientes.
A tecnologia avançada de criptografia e autenticação garante que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso aos dados sensíveis — e os softwares pensam nisso mais do que nunca.
Não podemos esquecer que isso constrói confiança tanto nos clientes quanto nas equipes internas.
Conclusão
O marketing cloud é mais do que uma plataforma isolada de uma empresa.
É uma abordagem avançada e estratégias de marketing para otimizar as atividades a partir da computação em nuvem — que, diga-se de passagem, é para onde nós caminhamos.
Usar a tecnologia para aprimorar o marketing sempre vai ser uma boa ideia.
Assim, fica mais fácil, colocar os clientes no centro do negócio, o que proporciona experiências personalizadas e envolventes em todos os estágios da jornada do cliente.
Fonte: NeilPatel