O Chat GPT costuma ser muito criticado por não revelar as suas fontes — e inclusive, criá-las. O perplexity AI é capaz de fazer isso.
Há muitas inteligências artificiais tentando competir com a mais falada do mercado, não faltam, mas isso não significa que todas elas sejam eficazes. Na verdade, a maioria delas fica para trás.
No entanto, algumas, como esta, têm uma proposta interessante para competir, mesmo que não superem em todos os aspectos.
O Perplexity AI não necessariamente abala as estruturas – afinal, a inteligência artificial generativa já está entre nós há alguns bons meses, não é mesmo? – mas consegue se destacar.
O que é Perplexity AI?
O Perplexity AI é um “mecanismo de resposta” que utiliza grandes modelos de linguagem (LLMs) para fornecer respostas concisas e precisas às perguntas dos utilizadores.
Entre esses modelos, inclui-se a tecnologia GPT da OpenAI. Na versão gratuita, mais especificamente, utiliza o GPT-3.5.
Isso também significa, naturalmente, que se baseia em processamento de linguagem natural (PLN) e no machine learning.
Essa é a forma de funcionamento da ferramenta: você faz uma pergunta, e ela fornece uma resposta rápida, juntamente com todas as fontes para essa resposta.
Ela opera na versão “freemium”, o que significa que é gratuita, mas nem todos os recursos dentro dela são gratuitos.
Como Perplexity AI surgiu?
Pesquisando sobre a história, descobri que a Perplexity AI foi fundada em 2022 por Aravind Srinivas, Andy Konwinski, Denis Yarats e Johnny Ho. Tudo começou com a ideia de melhorar os modelos de linguagem, que era uma frustração em comum.
O nome foi escolhido porque reflete o objetivo da empresa de fornecer respostas precisas aos utilizadores (e a previsibilidade está relacionada com isso).
Quais são as funcionalidades do Perplexity AI?
A ferramenta propõe realizar muitas tarefas, mas podemos destacar principalmente três funcionalidades: servir como um mecanismo de pesquisa, escrever ou reformular textos e atuar como assistente de SEO.
Ser um mecanismo de pesquisa
Bem, dado que a sua premissa é utilizar (não apenas, mas também) bases de dados da Web, é bastante natural que esta seja uma das suas funcionalidades.
Ele atua como um mecanismo de pesquisa – na verdade, ele se define como um “mecanismo de resposta”, porque fornece o que normalmente estaria nos resultados de pesquisa do utilizador no Google, Bing, Yahoo, e assim por diante.
Escrever e reformular textos
É amplamente reconhecido que as inteligências artificiais generativas são capazes de escrever e reformular textos. Com esta IA, isso não é diferente.
Ao fornecer as fontes exatas de onde ela obteve a informação, ela adiciona uma camada extra de confiança como “assistente de escrita”.
A IA deve ser um suporte, mas nunca a entrega final – essa é uma ideia que defendo constantemente. No entanto, aqui, com a inclusão das fontes, há uma maior confiança no texto gerado.
Ser um assistente de SEO
Assim como ele pode ajudar no texto, ele também pode ajudar no SEO.
Claro que é preciso pesquisar em ferramentas como o Ubersuggest, mas as IAs também podem dar uma luz na hora de pensar em novas palavras-chaves.
Conclusão
Apesar do Chat GPT se destacar em relação a qualquer ferramenta, é sempre benéfico estar aberto a conhecer outras opções.
Especialmente quando consideramos o fato de que o Perplexity AI oferece algo que ele não tem: respostas da web em tempo real (por enquanto) e, como você agora também sabe, a capacidade de ler PDFs.
Além disso, o uso dele está bastante relacionado à criação de conteúdo e à elaboração de ideias.
Seja qual você tiver mais familiaridade, o importante é usá-las como sabedoria.
Fonte: NeilPatel