As pessoas frequentemente perguntam qual a maneira mais rápida e fácil de impulsionar a sua estratégia de SEO. A resposta?
Pesquisa de concorrentes.
Ubbersuggest e Spyfu
Ao compreender os seus concorrentes mais próximos, pode aprender que palavras-chave estão a utilizar e como criar um conteúdo melhor que os supere nos resultados dos motores de busca (SERPs).
Vamos tomar a Amazon e o Walmart, por exemplo, dois gigantes do comércio eletrónico que estão sempre a competir pelo primeiro lugar no Google. Não o fazem por sorte – ambas as empresas acompanham meticulosamente os produtos, páginas e palavras-chave uma da outra para garantir que estão sempre um passo à frente.
Para realizar a pesquisa de concorrentes, precisa de uma ferramenta de pesquisa poderosa. Duas das melhores ferramentas disponíveis são o Ubersuggest e o Spyfu.
Mas qual deve usar para o seu negócio? Este guia abrangente serve para analisar quem vence na batalha entre Ubersuggest vs Spyfu.
Utilizar o Ubersuggest para SEO
O Ubersuggest é uma forma simples e acessível de obter informações sobre os seus concorrentes, independentemente do seu tamanho ou setor. Digita um domínio e esta plataforma fornecerá uma abundância de dados valiosos para o ajudar a ganhar vantagem sobre os seus concorrentes mais próximos.
Recursos do Ubersuggest
Tanto o Ubersuggest como o Spyfu utilizam o Google como fonte de dados. Isso significa que as informações que são obtidas sobre palavras-chave e domínios em ambas as plataformas serão muito semelhantes. No entanto, o Ubersuggest tem recursos e funcionalidades que o Spyfu não possui, e vice-versa.
O Ubersuggest possui uma funcionalidade de auditoria de site que pode usar para identificar problemas de SEO no seu site ou até mesmo no site de um concorrente. Isso significa que pode fazer alterações nos bastidores para tornar o seu site mais fácil de ler ou melhorar a velocidade de carregamento das páginas.
Uma funcionalidade que o Ubersuggest possui e o Spyfu não, é a ideia de criação de conteúdo. Quando insere uma palavra-chave, pode descobrir o conteúdo mais popular no Google e obter inspiração para criar novas publicações de blog e páginas de destino.
Preços do Ubersuggest
O Ubersuggest é uma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave mais acessíveis no mercado. Afinal, todas as empresas deveriam poder aproveitar a pesquisa de concorrentes de alta qualidade, independentemente do seu tamanho ou orçamento de marketing.
O Ubersuggest começa a partir de $29 por mês. Mesmo no plano de preços mais baixo, tem acesso a funcionalidades incríveis, como 150 pesquisas por dia e a capacidade de monitorizar 5 domínios concorrentes diferentes. Pode até personalizar o teu plano do Ubersuggest com extras, como pesquisas diárias adicionais e domínios concorrentes extras.
Por fim, o Ubersuggest é completamente livre de riscos. Tem um período de avaliação gratuito de 7 dias para garantir que o seu plano de preços é a escolha certa, e há uma garantia de reembolso de 30 dias se adquirir o plano vitalício. Se não ficare satisfeito, devolvemos o seu dinheiro, sem fazer perguntas.
Utilizar o Spyfu para SEO
O Spyfu foi inicialmente lançado como uma ferramenta que permitia aos utilizadores ver quais palavras-chave os seus concorrentes utilizavam nos anúncios do Google, ou AdWords, como era conhecido naquela época. Com o tempo, a plataforma evoluiu para se concentrar não apenas na publicidade paga, mas também no SEO.
Esta ferramenta é a plataforma de pesquisa de concorrentes escolhida por diversas marcas internacionais, incluindo gigantes como Amazon, Microsoft, Salesforce e Adobe. No entanto, devido aos seus preços acessíveis e facilidade de uso, até mesmo as pequenas e médias empresas podem aproveitar tudo o que o Spyfu oferece.
Recursos do Spyfu
Uma das coisas boas no Spyfu é que ele divide as informações sobre palavras-chave em pedaços fáceis de gerir. Isso significa que as empresas com conhecimento limitado em SEO ou que não têm tempo para analisar os dados podem ainda obter informações valiosas.
Uma funcionalidade que o Spyfu tem e o Ubersuggest não tem é a capacidade de gerar relatórios de SEO automatizados personalizados. Dependendo do seu plano de preços, pode criar até dez relatórios por mês para um número ilimitado deles. Esses relatórios são uma forma fantástica de descobrir as métricas que são relevantes para o seu negócio.
Além de verificar os backlinks dos seus concorrentes, o Spyfu também possui um “Gestor de Contactos”, que pode usar para acompanhar os seus backlinks, encontrar sites de alta qualidade para fazer ligação e descobrir as pessoas certas para contactar. Plataformas como o Semrush oferecem essa funcionalidade, mas o Spyfu oferece-a a uma fração do custo.
A aquisição de backlinks pode ser um dos aspectos mais desafiadores do SEO, por isso, qualquer coisa que torne o processo mais fácil é uma adição bem-vinda a qualquer plataforma de SEO!
Preços do SpyFu
Muitos dos concorrentes que analisamos em artigos anteriores são significativamente mais caros do que o Ubersuggest. Por exemplo, o Semrush custa mais de $100 por mês. No entanto, os preços do Spyfu são muito mais competitivos, tornando-o ideal para equipas de marketing mais pequenas.
Com o Spyfu, economiza muito dinheiro se pagares anualmente. Por exemplo, o plano Básico fica a $16 por mês se pagar antecipadamente por um ano, e $39 se pagar mensalmente. Isso representa uma poupança de 59%!
Nos planos Profissional e Equipa, tens acesso a dados ilimitados, o que significa que podes aceder a todas as informações de que precisas. Mesmo com o plano Básico, consegue ver 10.000 resultados de pesquisa de uma só vez, o que é uma quantidade significativa de dados para começar!
Uma das desvantagens da estrutura de preços do Spyfu é que não oferece um período de teste gratuito, ou seja, não pode experimentar os diferentes planos para ver qual se adequa às suas necessidades. No entanto, existe uma versão gratuita decente, que veremos em breve, e, tal como o Ubersuggest, há uma garantia de reembolso de 30 dias se não estiveres satisfeito.
Ubersuggest vs. Spyfu: Qual é a Melhor Ferramenta de SEO?
Até agora, a nossa análise dos concorrentes, Spyfu, mostrou que, embora ambas as plataformas tenham muitas funcionalidades em comum, elas também têm funcionalidades exclusivas que as destacam.
Fonte: NeilPatel