Aproveitar a ajuda de influenciadores, apostar em marketing conversacional ou a hiperpersonalização do e-commerce são tendências previsíveis para o presente ano.
A afirmação do uso da inteligência artificial, incluindo a sua aplicação na personalização, a aposta na diversificação do marketing de conteúdo ou a hiperpersonalização do e-commerce são algumas das tendências que a Martech Digital antecipa para este ano no marketing digital B2B.
“As tendências transformam-se, por vezes, em normas. Como tal, se nos anteciparmos, aumentamos as possibilidades de obter benefícios significativos. Aqueles que procuram atualização, planeamento e investem em inovação destacam-se na liderança, obtendo ganhos financeiros e fortalecendo o reconhecimento das suas marcas”, diz Ana Barros, CEO da Martech Digital, citada em comunicado.
Tendo em vista esta antecipação, a agência Martech Digital partilha assim cinco tendências que vão marcar o marketing B2B em 2024.
Afirmação e uso da inteligência artificial na personalização e abordagem
Segundo a Martech Digital, o uso da inteligência artificial vai continuar a marcar este ano, sendo que no contexto do marketing digital B2B esta tecnologia vai “remodelar a forma como as empresas se conectam com os seus públicos, organizam o seu atendimento, elaboram e distribuem conteúdo“.
“A abordagem vai tornar-se mais proativa, resultando em recomendações e interações mais eficientes. Este nível de personalização possibilita a transformação de dados, aumentando as hipóteses de conversão e mantendo os clientes satisfeitos”, refere a agência, acrescentando que é esperado um “aumento significativo” no uso de chatbots para atendimento e suporte, assim como a integração da IA nos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Aproveitar ajuda de influenciadores
A presença dos influenciadores nas estratégias de marketing é uma tendência que conquistou o seu espaço, pois estes “possuem uma ‘voz’ que ressoa positivamente para empresas, seja no cenário B2B ou não. Neste sentido, os players no mercado B2B devem estar atentos para aproveitar a ajuda de possíveis especialistas em nichos específicos.
“Uma opinião feita através de uma demonstração em vídeo numa rede social pode ter um impacto significativo nos resultados e metas da empresa“.
Marketing conversacional e de vídeo vão conquistar ou manter o seu espaço
Em 2024, o marketing conversacional vai conquistar o seu espaço, principalmente através de plataformas como o WhatsApp, de forma a proporcionar respostas rápidas e eficientes em tempo real.
O marketing de vídeo também se deverá manter como uma “figura dominante no cenário do marketing digital”. No contexto B2B, o formato audiovisual “demonstra ser uma ferramenta poderosa para comunicar mensagens, estabelecendo conexões com o público, educando-o e promovendo a fidelização”, refere a Martech. Segundo a agência, não existem restrições quanto à plataforma, duração ou propósito dos vídeos, desde que a linguagem e aspeto visual sejam cativantes, que a narrativa seja inteligentes e diversificada e que o conteúdo seja compreensível, defende a agência de marketing digital.
Crescente importância da hiperpersonalização do e-commerce baseada em dados
A importância da personalização já não é novidade no marketing, mas a Martech Digital sublinha que se esperam “estratégias hiperpersonalizadas” baseadas na análise de dados provenientes de várias fontes, como redes sociais ou websites.
Segundo a agência, a aplicação desta hiperpersonalização no marketing digital B2B estende-se também ao comércio eletrónico, onde se pretende explorar as capacidades da inteligência artificial e dos dados em “antecipar os interesses e procura do consumidor, visando facilitar a aquisição de produtos e serviços“.
A própria qualidade da experiência de compra do cliente no comércio eletrónico B2B deve evoluir por meio da implementação de diversos recursos como realidade virtual, criptografia, tecnologia bancária e marketing de vídeo.
Aposta na diversificação do marketing de conteúdo
Este ano, o marketing de conteúdo deve apostar numa diversificação, não só em termos de conteúdos a serem criados, mas também de canais e formatos, sendo recomendado não só o uso das tradicionais plataformas (blogues, ofertas de valor, redes sociais) como também a exploração de formatos ao vivo e interativos, como webinars ou workshops online.
Além de atrair, seduzir e informar, deve-se ainda educar o consumidor corporativo para que este descubra as soluções e vantagens que uma empresa pode oferecer, ação onde os conteúdos diversificados desempenham um “papel crucial”. “O objetivo não é apenas impulsionar vendas, mas também construir uma comunidade sólida e uma plataforma de comunicação e colaboração“.
Fonte: EcoSapo