Maiores Desvantagens de se Usar IA no Marketing Digital
Com uma parcela tão grande do mundo do marketing digital adotando a inteligência artificial (IA), pode estar se perguntando “eu sou o único profissional de marketing que está preocupado com a IA?”
A resposta é não !
Tal como acontece com todas as novas tecnologias, há sempre pessoas que hesitam em usá-las. Mesmo aqueles que abraçaram entusiasticamente a IA ainda podem ter preocupações sobre as desvantagens e os riscos dela. E isso é particularmente verdadeiro quando se trata de profissionais de marketing digital.
Neste artigo vamos destacar o estado atual da IA no mundo do marketing digital. Em seguida, compartilharemos sete desvantagens da IA no marketing digital, de acordo com os participantes de nossa pesquisa. Por fim, compartilharemos dicas para mitigar essas desvantagens e riscos, para que você possa adotar a IA de uma forma que beneficie sua estratégia de marketing.
Como é que a IA está a ser utilizada no cenário do marketing ?
Há muitos mal-entendidos quando se fala sobre como as empresas estão usando IA. Isso geralmente acontece devido à falta de compreensão sobre o que é IA e o que ela é capaz de fazer.
Alguns especialistas em marketing digital usam inteligência artificial para coletar e fazer a curadoria de conteúdo. E até mesmo inserir um prompt no Chat GPT ou outras ferramentas de escrita de IA conta como curadoria de conteúdo.
Existem outros exemplos mais óbvios de IA no marketing digital. Os chatbots são extremamente comuns na web. Eles usam a tecnologia de IA não apenas para responder às perguntas dos consumidores, mas também para aprender a interagir melhor com os futuros consumidores.
O uso da IA no marketing digital é vasto e variado. E isso só deve aumentar com o tempo, na medida em que novas ferramentas de IA são criadas.
Como lidar com as desvantagens da IA ?
Se a tecnologia de IA foi criada para nos ajudar, como podemos lidar com as desvantagens dela? Não existe uma solução única.
Mas, seja qual for a sua preocupação, há uma maneira de mitigar o problema.
Primeiro, identifique quais são os maiores riscos de IA para si. Eu recomendo que aborde os dois ou três maiores riscos, para começar.
Digamos que identificou o conteúdo muito artificial como seu maior problema.
Em seguida, pense nas maneiras de como você ou os seus colegas podem usar a IA no marketing digital. Por exemplo, talvez já tenha pensado em usar IA para gerar ideias de temas para um blog ou conteúdo para a sua newsletter.
Por fim, crie um plano para mitigar possíveis problemas que possam ocorrer.
Considerando as preocupações e casos de uso acima, digamos que a sua maior preocupação é que o conteúdo da newsletter que criou ficou estranho e antinatural. Pode adicionar um passo para rever e otimizar o conteúdo ao fluxo da sua campanha de newsletter.
Isso não resolverá completamente a questão do conteúdo da newsletter, mas reduz significativamente o tempo e o esforço que precisa para dedicar ao seu conteúdo.
Fonte: Neil Patel